Eleições 2022

Com eventos em Copacabana, Forças Armadas reavaliam 7 de Setembro no centro do RJ

Avaliação no Ministério da Defesa é de que dificilmente seria possível realizar duas cerimônias simultâneas por causa de questão logística

Gustavo Uribe, da CNN, em Brasília
Compartilhar matéria

Após pedidos do presidente Jair Bolsonaro (PL), as Forças Armadas reavaliam realizar o tradicional desfile militar de 7 de Setembro na região central do Rio de Janeiro.

Segundo relatos feitos à CNN, com a previsão de atividades cívico-militares na Avenida Atlântica, na Zona Sul, integrantes das Forças Armadas têm dúvidas se será possível realizar os dois eventos simultâneos por dificuldades logísticas.

A ideia inicial era de que as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil fossem concentradas na Avenida Presidente Vargas, com desfile militar.

O presidente, no entanto, vem insistindo em atividades em Copacabana, o que levou as Forças Armadas a planejaram atividades cívico-militares como parada naval, show aéreo e bandas militares, mas sem desfile de tropas.

Com os novos planejamentos, as Forças Armadas ainda estudam se vão realizar o evento tradicional no centro do Rio de Janeiro ou só contarão com as atividades em Copacabana.

Em convenção nacional do PL, o presidente convocou a militância bolsonarista a se manifestar nas ruas no 7 de Setembro a favor da atual gestão.

A vinculação da efeméride nacional com a disputa eleitoral deste ano tem sido criticada por adversários e opositores do presidente.