Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Com parecer contra de Boulos, Conselho de Ética vota caso Janones nesta terça (28)

    Representação do PL pode levar à cassação do mandato do deputado, acusado de participar de esquema de "rachadinha"

    Aline Fernandescolaboração para a CNN

    São Paulo

    O Conselho de Ética da Câmara faz reunião, às 11h desta terça-feira (28), para analisar o pedido de cassação do deputado André Janones (Avante-MG).

    A representação contra Janones foi apresentada pelo PL. O partido acusa o parlamentar de “condutas ilegais e incompatíveis com o exercício da atividade parlamentar”.
    A solicitação faz referência ao suposto esquema de “rachadinhas” denunciado por ex-assessores de Janones e em investigação no Supremo Tribunal Federal (STF).

    Janones é acusado por cobrar parte do salário de servidores para custear despesas pessoais. O deputado nega qualquer irregularidade.

    Relator do caso, o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) recomendou o arquivamento da representação, sob o argumento de que o episódio ocorreu antes do início do mandato de Janones.

    Outra ação

    O segundo item da pauta no Conselho é outra representação do PL, desta vez contra a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

    Ela é acusada de ofender a família do ex-presidente Bolsonaro em reunião da Comissão de Segurança Pública. O parecer do relator, deputado Júlio Arcoverde (PP-PI), ainda não foi divulgado.