Comissão de Assuntos Econômicos do Senado deve ouvir Galípolo nesta terça

Após faltar a última sessão por questões de saúde, presidente do BC está confirmado para audiência de rotina; colegiado deve priorizar questões sobre o caso Banco Master

Davi Alencar, da CNN Brasil*
Compartilhar matéria

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado deve ouvir o presidente do BC (Banco Central), Gabriel Galípolo, nesta terça-feira (19).

O presidente da comissão, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou na semana passada que a presença de Galípolo estava confirmada, e que a sessão será destinada aos desdobramentos do caso Banco Master e a atuação do BC no momento de liquidação da instituição.

Na última terça-feira (12), Renan afirmou que a sessão em que o presidente do BC é esperado será destinada “a responder às preocupações que emergiram no âmbito da CAE sobre riscos sistêmicos, governança bancária e proteção dos investidores”.

“Pelo visto, o Banco Central está cometendo com relação ao BRB, de Brasília, os mesmos erros que cometeu com relação à liquidação do Banco Master. A liquidação do Master demorou muito, e hoje se sabe que três diretores do Banco Central já foram afastados por envolvimento com o Banco Master. Três diretores já foram afastados. Então, ao que parece, o Presidente Galípolo e sua diretoria estão cometendo, com relação ao BRB, de Brasília, os mesmos erros que o Banco Central cometeu com relação ao Master”, disse Calheiros.

O convite acontece em meio à incertezas de senadores sobre o papel do BC em relação ao processo de liquidação do Master, em novembro de 2025. Os parlamentares aguardam explicações sobre envios de documentos relacionados ao caso e alertas de irregularidades da instituição de Vorcaro anteriormente à liquidação.

A presença de presidentes do BC para prestar esclarecimentos na CAE é tradicional e periódica, nos termos da lei que instituiu a independência do órgão, em 2021.

A última visita marcada por Galípolo foi cancelada de última hora, no dia 4 de maio, por conta de uma “indisposição de saúde”, em que precisou comparecer a um hospital para ser medicado.

CAE e Master

A partir das primeiras apurações sobre o esquema de fraudes conduzido pelo ex-dono do banco, Daniel Vorcaro, um grupo de trabalho foi instalado na CAE do Senado, chefiado por Calheiros.

Na última quarta-feira (13), o grupo de senadores se reuniu com o decano do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, em uma ofensiva institucional para discutir alternativas de aperfeiçoamento da CVM (Comissão de Valores Monetários) – o órgão que regula e fiscaliza o mercado de capitais.