Conexão CNN: A encruzilhada de Bolsonaro sobre as eleições nos EUA

Leandro Resende e Iuri Pitta analisam o fato de o Brasil ser um dos poucos países do mundo a não reconhecer a vitória de democrata e derrota de Donald Trump

Da CNN

Ouvir notícia

No quadro Conexão CNN desta segunda-feira (9), na CNN Rádio, Leandro Resende e Iuri Pitta analisam a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos EUA e o fato de o Brasil ainda não ter reconhecido o resultado da votação.

“O governo Bolsonaro está em uma via de mão dupla, vai ter que decidir o que fazer e nenhum dos caminhos parece muito simples”, disse Resende.

“Como o Bolsonaro vai manter sua parceria [com Trump], reconhecendo a vitória de Biden? Como reconhecer Biden sem se afastar de seu principal exemplo, de sua referência?”, questionou.

Assista e leia também:
Como fica a relação diplomática entre Brasil e EUA no governo Biden
Governo brasileiro já se divide sobre reconhecimento a Biden

Ele destacou o fato de o Brasil estar entre os poucos países do mundo que ainda não reconheceram o triunfo do democrata. “Será que o governo espera o próprio Trump reconhecer a derrota?”

Já Pitta afirmou acreditar que essa situação não afetará o pragmatismo das relações comerciais entre as duas nações. E destacou o fato de que os acenos feitos por Bolsonaro a Trump não foram correspondidos ao longo desse 1 ano e 11 meses.

“Basta citar como exemplo o caso do etanol. O Brasil não conseguiu a abertura do mercado americano para o açúcar na mesma medida que os EUA conseguiram exportar para o nosso país, sem cobrança de tarifas, o etanol deles feito de milho”, disse.

“Isso mostra o quanto a relação entre os governos Bolsonaro e Trump não rendeu, de forma concreta, o que se esperava.”

Mais Recentes da CNN