Depoimento de Bolsonaro à PF, Lira fala à CNN sobre marco fiscal e mais de 16 de maio
Ex-presidente vai depor no âmbito da investigação das supostas fraudes em cartões de vacina da Covid-19
O depoimento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à Polícia Federal (PF) e a entrevista do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), à CNN estão entre os destaques desta terça-feira (16).
Bolsonaro depõe à PF sobre supostas fraudes nos cartões de vacina
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai depor na tarde desta terça-feira (16) à Polícia Federal (PF) no âmbito da investigação das supostas fraudes em cartões de vacina da Covid-19. Há duas semanas, quatro militares assessores de Bolsonaro foram presos pela PF suspeitos de fazerem parte de um esquema. O depoimento está marcado para 14h.
A PF quer saber de Bolsonaro se ele tinha conhecimento dos cartões de vacina no nome dele e de familiares, como a filha de 12 anos e da mulher, ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Na Operação Venire, que investiga essas supostas fraudes, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão na casa de Bolsonaro e apreendeu seu celular.
À CNN, Lira defende que Câmara faça alterações no texto do marco fiscal
“Nós queremos aprovar um arcabouço para o país, que vai deixar a vida do governo mais tranquila, mais previsível, e o governo não está junto. Não pode ser um decreto, senão, não precisava do Congresso Nacional”, afirmou Lira.
“Dizer que o Congresso Nacional não pode alterar o texto, é uma situação assim que beira ao irracional. Lógico que a Câmara vai fazer alterações, é óbvio que o cenário também vai propor alterações, porque as alterações elas são sempre bem-vindas quando são discutidas, e vem a aprimorar”, explicou.
TSE decide sobre inelegibilidade de Deltan Dallagnol
A contestação foi apresentada pela federação Brasil da Esperança (PT/PCdoB/ PV) no Paraná e pelo PMN, e chegou ao TSE no final de janeiro. O relator na Corte é o ministro Benedito Gonçalves. Os ministros vão decidir se Dallagnol poderia ter disputado as eleições quando ainda respondia a sindicâncias, reclamações disciplinares e pedidos de providências no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Em nota enviada à CNN na última quinta-feira (11), a defesa do deputado disse estar “tranquila” de que o julgamento será favorável a Dallagnol.
Petrobras anuncia fim da paridade internacional de preços do petróleo
A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) o fim da paridade internacional de preços do petróleo e combustíveis derivados, conforme adiantou a analista de economia da CNN, Raquel Landim.
A paridade de importação de preços — que alinha os preços locais aos internacionais — foi adotada durante o governo Michel Temer (MDB). Pela regra vigente, as oscilações externas refletiam direta e automaticamente no mercado interno.
Desde a campanha eleitoral, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) promete uma mudança nessa referência.
Ucrânia diz ter abatido 18 mísseis lançados pela Rússia em ataques múltiplos pelo país
“Por volta das 3h30 de 16 de maio de 2023, os ocupantes russos atacaram a Ucrânia do norte, sul e leste com 18 tipos diferentes de mísseis aéreos, marítimos e terrestres”, disse o general Valerii Zaluzhnyi, comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia.
A capital do país, Kiev, foi um dos locais atingidos pelo denso ataque, disse um alto oficial militar ucraniano em um post no Telegram.
“Desta vez, o inimigo lançou um ataque complexo de várias direções simultaneamente, usando UAVs, mísseis de cruzeiro e provavelmente mísseis balísticos. Este ataque foi excepcional em sua densidade, com o número máximo de mísseis de ataque no menor tempo possível”, disse Serhiy Popko, chefe da administração militar da cidade de Kiev.
Newsletter
Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.
* Publicado por Marina Toledo


