Deputados batem boca durante sessão da CPMI do INSS: "Isso tá um fiasco"

Parlamentares se reúnem nesta terça-feira (18) para ouvir João Carlos Camargo Júnior e Cecília Rodrigues Mota

Gabriela Piva, Leticia Martins e Renata Souza, da CNN Brasil, São Paulo
CPMI do INSS
Sessão da CPMI do INSS nesta terça-feira (18)  • Edilson Rodrigues/Agência Senado
Compartilhar matéria

Deputados governistas e da oposição bateram boca durante sessão desta terça-feira (18) da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Em meio à troca de farpas, o deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) chegou a classificar o momento como um "fiasco".

A discussão começou após uma sequência de falas de parlamentares de oposição, quando um dos presentes (que não pôde ser identificado pela transmissão da TV Senado) chamou a atenção do presidente do colegiado, senador Carlos Viana (Podemos-MG), para o fato de que as falas estavam sendo atravessadas por comentários de colegas.

"É que é muito cara de pau, muito cara de pau. (...) Presidente, tem que ter limite até para mentir", justificou, então, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS). Viana respondeu: "Essa é uma arena livre para fala, todos terão o seu tempo".

Na sequência, Pimenta afirmou que havia entendido que o objetivo da discussão era tratar do que foi abordado por Viana em sua fala de abertura da sessão. O senador havia falado sobre o encaminhamento de ofícios às autoridades competentes com informações preliminares reunidas pela comissão, bem como a possibilidade de suspensão temporária da cobrança das parcelas de consignados.

O presidente explicou, então, que os deputados podiam se "manifestar livremente". Enquanto tentavam se entender, Van Hattem fez um comentário e foi respondido por Pimenta: "não falei com o rapazinho aqui na frente", disse Pimenta.

Foi então que a deputada Coronel Fernanda (PL-MT) entrou no embate.

"Presidente, fica complicado, o deputado chamando os deputados da direita de 'cara de pau', 'esse gurizinho'", afirmou a parlamentar.

"Não foi gurizinho, não", respondeu Pimenta.

"Aqui é uma sessão do Senado ou é um playground? Tem que ter respeito", continuou Fernanda.

Foi então que Van Hattem disparou: "Presidente, isso aqui tá um fiasco".

Após uma mais alguns comentários indistinguíveis, Viana afirmou que retomaria o tempo de fala do senador Izalci Lucas (PL-DF), que falava no momento em que se iniciou a confusão, e os demais parlamentares teriam oportunidade de falar em outro momento.

Na sessão desta terça, os parlamentares ouvem João Carlos Camargo Júnior, que é descrito como “alfaiate dos famosos”, e Cecília Rodrigues Mota, apontada pela PF (Polícia Federal) como presidente de fachada de associações usadas para aplicar golpes em aposentados e pensionistas.