Deputados devem retirar três trechos da PEC que altera a composição do CNMP

Associações são contra a proposta que tramita na Câmara sobre mudanças no Conselho Nacional do Ministério Público

Bárbara Baião, da CNN, em Brasília
Compartilhar matéria

Deputados federais devem retirar três pontos da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda a composição do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Um deles é o que prevê a criação de um código de ética do conselho por meio de lei complementar do Congresso Nacional.

Além disso, o trecho que permitiria ao CNMP anular ou rever atos de promotores e procuradores, em caso de eventual violação do dever funcional, também deve sair do texto. Esse também é o caso do tópico que altera as regras de como o conselho é composto para impedir que o procurador-geral da República tivesse minoria no órgão deliberativo.

Por outro lado, os parlamentares não estão dispostos a ceder no ponto que prevê que o Congresso vá indicar o corregedor do CNMP, que conduz as investigações disciplinares contra promotores e procuradores. Atualmente, a indicação cabe aos membros do conselho.

Nesta quarta-feira (13), uma mobilização contra a proposta foi organizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp) e pelo Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG). As instituições consideram que a PEC que tramita na Câmara dos Deputados removeria a independência do Ministério Público.

Deputados devem retirar três trechos da PEC que altera a composição do CNMP | CNN Brasil