Em visita a Belém, Lewandowski diz que Brasil "pode se orgulhar" da COP30
Ministro da Justiça e Segurança Pública conheceu as instalações e discutiu plano de segurança para o evento internacional que acontece em novembro

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, visitou o Parque da Cidade, em Belém (PA), principal espaço que vai sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30).
O evento, que ocorrerá em novembro, deve reunir cerca de 40 mil participantes de quase 190 países e será o maior encontro internacional já realizado na Amazônia.
Durante a visita, na última sexta-feira (10), Lewandowski conheceu detalhes da estrutura que abrigará a Blue Zone, área oficial das negociações climáticas, que ocupa mais de 500 mil m² e reúne os prédios do Centro de Economia Criativa e do Centro Gastronômico.
O ministro destacou o andamento das obras e o nível de organização do espaço: “Fiquei impressionado com o avanço das instalações, coisa absolutamente inigualável em termos de organização, estética e funcionalidade. O Brasil pode se orgulhar da COP que vamos oferecer. Tudo está muito bem preparado, com entrosamento entre as autoridades estaduais, federais, municipais e da ONU. Não há nenhum ponto falho”, afirmou Lewandowski.
A visita também incluiu uma reunião sobre o plano integrado de segurança que está sendo articulado entre o governo federal e o governo do Pará para garantir a proteção de chefes de Estado, delegações internacionais e do público visitante durante a conferência.
O governador Helder Barbalho acompanhou a visita técnica, junto com o diretor de Infraestrutura da COP30, Olmo Xavier; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Fernando Ribeiro; o secretário estadual de Segurança Pública, Ualame Machado; e o superintendente da Polícia Federal no Pará, Alexandre Andrade.
No local, o grupo percorreu as áreas de lazer do parque que incluem quadras esportivas, ginásio poliesportivo, parque aquático, playground e skate park, além das estruturas fixas e modulares que estão sendo finalizadas para o evento.