Emprego e saúde influenciam intenção voto de eleitores, diz pesquisa

Ainda de acordo com pesquisa da operadora TIM, imprensa é principal meio para decisão do voto

Eleitores irão às urnas em 2022 para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais
Eleitores irão às urnas em 2022 para escolher presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais Getty Images/Estadão Conteúdo/Arte CNN

Giulia Alecrimda CNN

São Paulo

Ouvir notícia

Pautas e projetos sobre emprego e saúde são os tópicos de mais influência para os eleitores quando o assunto é voto, de acordo com um levantamento da operadora TIM, obtido com exclusividade pela CNN. Esses dois assuntos — emprego e saúde — foram citados por 19% dos entrevistados.

Na sequência, aparecem os temas educação (16%), projetos sociais (15%), economia (15%), segurança pública (14%) e saneamento básico (13%). A empresa de telecomunicação reuniu os dados com 186 mil clientes de todo o país, entre os dias 14 e 20 de março, pela plataforma Tim Ads.

Quando o assunto é credibilidade, o levantamento identificou que a imprensa ocupa o primeiro lugar como principal fonte de informação para o eleitor decidir seu voto, mencionada por 14% dos entrevistados. Logo atrás aparecem as redes sociais, citadas por 11% do público ouvido no levantamento.

Depois, 10% disseram ser influenciados por pessoas próximas, como amigos e familiares, mesmo percentual de quem orienta suas escolhas com base no ambiente de ensino, enquanto 8% são influenciados por colegas de trabalho.

Em penúltimo lugar, estão os que se guiam pelas informação de aplicativos de mensagem, que somam 7%, mesmo percentual dos que recorrem a blogs e sites. Por último, com 6%, estão aqueles que se baseiam pelas celebridades. Apenas 15% afirmaram que não são sofrem influência de ninguém.

Outro dado do levantamento apontou que, ao mesmo tempo que 23% dos entrevistados votam em candidatos que defendem suas pautas de interesse, outros 22% votam nulo/branco ou nos candidatos que acreditam que tem maior chance de vencer a eleição. Outros 10% não costumam votar (apesar de ser obrigatório); 9% votam apenas no partido, e outros 9% votam de acordo com a maioria.

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por todas as plataformas digitais.

 

 

Mais Recentes da CNN