Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Entenda como serão as prévias do PSDB neste ano

    Partido faz eleições internas com mais de 44 mil filiados

    Da CNN

    em São Paulo

    As prévias do PSDB acontecem neste domingo (21). Um total de 44.697 filiados e mandatários cadastrados votarão o representante do partido que disputará a presidência da República nas eleições de 2022. O analista de política da CNN Iuri Pitta explicou como será realizado o pleito.

    Há quatro grupos votantes. Um é o de 39.737 filiados, que podem votar por meio de um aplicativo próprio da sigla.

    O segundo é o 491 prefeitos e 396 vice-prefeitos, que podem votar tanto pela ferramenta em questão como por uma urna eletrônica que estará instalada em Brasília, em um centro de convenções alugado pela legenda.

    O terceiro grupo é formado por 3.949 vereadores e 72 deputados estaduais. O primeiro subgrupo pode votar apenas pelo aplicativo, enquanto o outro tem também a opção da urna.

    Por fim, há também 52 políticos que podem votar pelos dois formatos disponíveis. Alguns deles são os próprios governadores do partido, além de senadores e ex-presidentes.

    Pré-candidatos

    As eleições internas do PSDB serão disputadas por João Doria, governador de São Paulo; Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul; e Arthur Virgílio Neto, ex-prefeito de Manaus (AM). Caso ninguém consiga a maioria, haverá um segundo turno no dia 28 deste mês com os dois mais bem colocados nas prévias.

    Os três participarão de um debate na CNN nesta quarta-feira (17), às 21h30. A mediação será da âncora Carol Nogueira.

    Em seguida, Daniela Lima comandará um programa com nossos especialistas, que vão analisar o debate tucano.

    (Publicado por Evandro Furoni)