Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Entenda o que é o CPAC, evento que reúne Milei e Bolsonaro em SC

    Presidente argentino tem primeira visita ao Brasil após ser eleito no país vizinho

    Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro durante evento conservador em Santa Catarina
    Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro durante evento conservador em Santa Catarina Heuler Andrey/Dia Esportivo/Estadão Conteúdo

    Guilherme Rajãoda CNN São Paulo

    A cidade de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, recebe neste final de semana nomes importantes do cenário político nacional e internacional. O ex-presidente Jair Bolsonaro e o presidente da Argentina, Javier Milei, são os nomes mais aguardados de um evento que é considerado conservador.

    O CPAC (Conservative Political Action Conference) nasceu nos Estados Unidos no ano de 1974, em meio a um dos momentos históricos mais complexos do país. Após a revelação por parte do jornal The New York Times do que ficou conhecido como “Escândalo de Watergate”, a América enfrentava a iminente possibilidade de ver o presidente Richard Nixon sofrer um impeachment. Nixon, no entanto, renunciou à Presidência em agosto daquele mesmo ano.

    O presidente republicano ficou conhecido por suas ações antidemocráticas, uma vez que utilizava de meios ilegais, como a espionagem, para combater seus adversários. A sua renúncia e a gestão de Nixon durante os dois anos em que esteve na Casa Branca, o renderam o título de “o presidente mais controverso da história dos EUA”.

    O contexto da época era de uma polarização constante, baseada no crescimento dos embates entre os movimentos sociais de luta dos afro-americanos e os conservadores. O CPAC surgiu como um dos movimentos ligados ao conservadorismo, reunindo lideranças e buscando a “defesa da Constituição”.

    Ao longo da sua história, o CPAC reuniu grandes personagens da direita conservadora americana como os ex-presidentes Ronald Reagan, George W. Bush e Donald Trump.

    Em 2019, o evento foi trazido ao Brasil por uma iniciativa do Deputado Federal Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. A organização do evento só permite a participação de “membros do Instituto Conservador-Liberal”, e a quinta edição – que ocorre neste final de semana – acontece no Expocentro, de forma presencial, mas com transmissão virtual disponível na plataforma do evento.

    Entre os palestrantes do evento estão: Jair Bolsonaro (ex-presidente do Brasil), Javier Milei (presidente da Argentina), Guilherme Derrite (ex-Secretário de Segurança Pública de São Paulo); Eduardo Bolsonaro (Deputado Federal), Nikolas Ferreira (Deputado Federal), Jorginho Mello (Governador de Santa Catarina), Julia Zanatta (Deputada Federal) e Caroline de Toni (Deputada Federal).