Erika Hilton será aposta do PSOL em São Paulo

Analista Clarissa Oliveira apurou que, com a ida de Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência, partido vê em Erika Hilton potencial para manter relevância política na Câmara dos Deputados

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

O PSOL deve apostar em Erika Hilton como principal nome para as eleições de 2026 em São Paulo, após a nomeação de Guilherme Boulos para a Secretaria-Geral da Presidência. A estratégia visa manter a relevância política do partido na Câmara dos Deputados. Apuração é de Clarissa Oliveira no Bastidores CNN.

"A ida de Boulos para o ministério traz um cenário difícil para o PSOL", avalia Clarissa. "O nome de Erika Hilton vem como peça fundamental para suprir esta demanda dentro do partido". A sigla enfrenta o desafio de se reorganizar em São Paulo. Outro nome entre as possibilidades especuladas é o de Natalia Szermeta, esposa de Guilherme, que poderia se candidatar utilizando o seu sobrenome.

Reorganização partidária

"Bastidores apontam que Erika já demonstrou estatura para representar bem o partido na Câmara dos Deputados, assegurar que o PSOL tenha uma representação expressiva e manter seu espaço na Câmara Federal", destaca a analista de Política da CNN. A expectativa é que Hilton possa alcançar entre 700 e 800 mil votos, representando uma parcela significativa do total de votos que o partido costuma receber nas eleições.

Apesar das mudanças, o PSOL mantém uma posição estratégica no governo federal, uma vez que Boulos permanece filiado ao partido, resistindo aos convites do PT para mudança de legenda. Esta representação no Palácio do Planalto é vista como uma vantagem.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.