O procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que a Justiça brasileira está "atenta" e "vigilante" na sustentação do regime democrático. A declaração foi dada , durante a cerimônia de posse de Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16).
Aras, que costuma ser criticado por não se posicionar diante das ameaças do presidente Jair Bolsonaro à democracia, enalteceu o caráter técnico de Moraes e disse que o Ministério Público está comprometido com a defesa do processo eleitoral.
"Nesta oportunidade, reiteramos parceria do MP eleitoral com TSE nas várias frentes que tem propósito de assegurar respeito à vontade do eleitor. Estamos irmanados na defesa do sistema eleitoral, no combate à desinformação e em abuso de qualquer natureza. Sobretudo estamos atentos e vigilantes na sustentação do regime."
O procurador-geral disse que a Justiça brasileira acatará o resultado das eleições deste ano, respeitando a soberania popular.
"Juntos, fortaleceremos o Estado Democrático de Direito, pela realização de eleições limpas, transparentes e seguras. Juntos, acataremos a soberania popular manifestada na vontade majoritária do povo brasileiro."
Bolsonaro assistiu ao discurso ao lado de Moraes, na tribuna do plenário do TSE. Os dois conversam durante o evento.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos -- A posse de Moraes no TSE
1 de 18
Bolsonaro não aplaude fala de Moraes em defesa das urnas eletrônicas durante discurso de posse no TSE
• CNN/Reprodução
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) cochicha com Alexandre de Moraes (dir.)
• CNN/Reprodução
Jair Bolsonaro (PL) (esq.) ri junto a Alexandre de Moraes (dir.)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversa com Michel Temer (MDB) durante posse do ministro Alexandre de Moraes no TSE
• Reprodução CNN
O ministro da Economia, Paulo Guedes, abraça o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
• CNN/Reprodução
O ministro da Economia, Paulo Guedes, comprimenta a ex-presidente Dilma Rousseff (PT)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
O presidente Jair Bolsonaro (PL) sentou de frente para os ex-presidentes da República Lula, Dilma (PT), Sarney e Temer (MDB), que estavam na primeira fila
• CNN/Reprodução
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
• Antonio Augusto/Secom/TSE
Da esquerda à direita: ex-presidentes Michel Temer (MDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), José Sarney (MDB) e Dilma Rousseff (PT) na posse do ministro Alexandre de Moraes na presidência do TSE
• Reprodução CNN
Anúncio aqui
Plenário do TSE recebeu autoridades para posse de Moraes
• Reprodução CNN
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e Ricardo Lewandowski
• Arte CNN
Da esquerda à direita: Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
• CNN/Reprodução
Anúncio aqui
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP)
• CNN/Reprodução
Da esquerda à direita: Alexandre de Moraes, Augusto Aras, Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), os ministros do STF Edson Fachin e Luiz Fux, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), Ricardo Lewandowski
• TV Justiça
Edson Fachin (esq.) em discurso ao lado de Alexandre de Moraes (dir.)
• TV Justiça
Anúncio aqui
Edson Fachin abraça Alexandre de Moraes em passagem da presidência do TSE
• TV Justiça
Alexandre de Moraes (esq.) ao lado do vice-presidente do TSE, Ricardo Lewandowski
• TV Justiça
Augusto Aras, procurador-geral da União, discursa em posse de Alexandre de Moraes
• TV Justiça
Anúncio aqui
*Com informações de Eduardo Hahon, Gabriela Coelho e Gabriel Hirabahasi