Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eurodeputados demonstram preocupação com Amazônia em carta enviada a Bolsonaro

    A carta alega que existe um alerta dos cientistas sobre a Amazônia estar se aproximando de um ponto de inflexão

    Da CNN

    Em São Paulo

    Deputados do parlamento europeu enviaram uma carta ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta segunda-feira (13), em defesa dos povos indígenas do Brasil. No documento, eles também expressam preocupação com a situação da Amazônia.

    A carta alega que existe um alerta dos cientistas sobre a Amazônia estar se aproximando de um ponto de inflexão, ou seja, quando a floresta não consegue mais se recuperar e nem produzir chuva suficiente para se sustentar como é hoje.

    O documento justifica a preocupação com alguns dados: só em 2019, a invasão de terras indígenas no Brasil aumentou 135%; e que o desmatamento da Amazônia cresceu 85% desde o início do mandato de Bolsonaro.

    Os deputados ainda apelam para que o governo reveja dois projetos de lei que estão em discussão momento: o PL 490, que prevê a demarcação das terras indígenas, e o PL 2633, que é a chamada Lei da Grilagem. As duas mudanças, segundo os deputados, podem agravar a situação da preservação, do desmatamento e da situação dos povos indígenas no Brasil.

    A carta foi assinada por cerca de 50 eurodeputados, que são deputados de vários países membros da União Europeia e que integram o Parlamento Europeu. É importante destacar, porém, que não é um posicionamento oficial da União Europeia.

    (Publicado por Evandro Furoni)