Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Ex-secretário de Weintraub no governo Bolsonaro é escolhido como número 2 no Ministério do Esporte

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou a nomeação nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Antonio Paulo Vogel, novo Secretário-Executivo do Ministério do Esporte
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Antonio Paulo Vogel, novo Secretário-Executivo do Ministério do Esporte Reuters-Adriano Machado/Ministério da Educação

    Leonardo Rodriguesda CNN

    São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou Antonio Paulo Vogel como secretário-executivo do Ministério do Esporte, comandado por André Fufuca. A nomeação foi publicada nesta terça-feira (7) no Diário Oficial da União.

    Servidor público federal, Antonio foi secretário-executivo do Ministério da Educação de abril de 2019 a maio de 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando Abraham Weintraub chefiava a pasta.

    No MEC, Weintraub teve conflitos com a comunidade acadêmica dos institutos federais e sugeriu a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Recentemente, foi punido pela Comissão de Ética da Presidência da República.

    Ainda na gestão Bolsonaro, Vogel foi assessor especial da Casa Civil entre 2020 e 2021, período em que Walter Braga Netto (candidato a vice de Bolsonaro em 2022) e Luiz Eduardo Ramos ocuparam o ministério, e secretário de Orçamento e Organização Institucional do Ministério da Defesa até junho de 2022, sob as chefias de Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira.

    O novo número 2 do Esporte sob Lula também havia trabalhado no Ministério do Planejamento durante o governo de Michel Temer (MDB).

    Ministério do Esporte

    A pasta do Esporte protagonizou uma das trocas do governo Lula.

    Em setembro, o presidente substituiu Ana Moser, um nome de sua escolha pessoal, pelo então deputado federal André Fufuca (PP-MA), indicado do partido do presidente da Câmara, Arthur Lira (AL), que assim ganhava espaço no Executivo.

    Na ocasião, o Republicanos também chegou à Esplanada, por meio da pasta de Portos e Aeroportos, para onde foi o deputado Silvio Costa Filho. Ele substituiu Márcio França (PSB), que migrou para o novo Ministério das Micro e Pequenas Empresas.

    Relembre: Lula anuncia Fufuca e Silvio Costa como novos ministros