Fachin deve participar da abertura do ano legislativo no Congresso

Cerimônia será na segunda-feira (2); Hugo Motta e Davi Alcolumbre também irão ao evenbto de abertura do ano Judiciário

Gabriela Boechat, da CNN Brasil
Presidente do STF, ministro Edson Fachin, se encontrou com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)  • Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados, Antonio Augusto/STFe Jefferson Rudy/Agência Senado
Compartilhar matéria

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), vai participar da abertura do ano legislativo, marcada para a próxima segunda-feira (2), no Congresso Nacional. A data marca o fim do recesso dos parlamentares, que retomam os trabalhos a partir da sessão conjunta.

A solenidade está prevista para as 15h, no plenário da Câmara dos Deputados, e será conduzida pelo presidente do Senado e do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre. Durante a sessão, o Congresso receberá uma mensagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reúne os projetos considerados prioritários pelo governo para 2026.

Tradicionalmente, o Palácio do Planalto envia o texto por meio de um representante do Executivo, como o ministro-chefe da Casa Civil. Na sequência, cabe ao representante do STF, no caso o Fachin, fazer um pronunciamento.

Após as comunicações institucionais, o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, fará um discurso. A sessão será encerrada com a fala de Davi Alcolumbre.

Também na segunda-feira ocorre a abertura do ano judiciário de 2026, cerimônia que marca o reinício das atividades regulares do Supremo Tribunal Federal. Edson Fachin deve discursar no evento. Hugo Motta e Davi Alcolumbre também são esperados na solenidade, mas, tradicionalmente, não fazem pronunciamentos.