Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Fotógrafo de Lula será Secretário do Audiovisual e cuidará da imagem do presidente

    Ricardo Stuckert acompanha desde eventos públicos à intimidade do futuro presidente há duas décadas

    Fotógrafo Ricardo Stuckert ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
    Fotógrafo Ricardo Stuckert ao lado do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Reprodução/Instagram

    Pedro Duranda CNN

    Em Brasília

    O cumprimento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um menino negro no interior da Bahia em 2006, a prisão do então ex-presidente em 2018, a benção do Papa Francisco em 2020 e a comemoração da eleição em 2022 tiveram um elemento em comum: as imagens registradas por Ricardo Stuckert, o fotógrafo oficial do novo presidente do Brasil.

    Agora, o braço direito do futuro presidente, terá um espaço na nova administração. Ele será Secretário do Audiovisual da Secretaria Nacional de Comunicação, a Secom, que ficará sob o comando do deputado federal Paulo Pimenta (PT). Caberá à Stuckert atuar justamente na área que tem experiência para cuidar da imagem do presidente da República.

    A informação sobre a escolha de Stuckert para o cargo foi confirmada para a CNN pelo próprio deputado, ao lado do fotógrafo, na tarde deste sábado no Centro Cultural Banco do Brasil, onde foi realizada a transição de governo.

    Hoje há uma Secretaria do Audiovisual que está sob o guarda-chuva da Secretaria Nacional da Cultura, que virará ministério novamente e terá como titular a cantora Margareth Menezes. Esse cargo continuará existindo e tendo como atribuições conduzir o processo seletivo do candidato brasileiro ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, no Oscar, acompanhar a fiscalização dos projetos no âmbito da Lei Rouanet, a supervisão do contrato de gestão da Cinemateca Brasileira, assim como editais, programas de fomento e difusão audiovisual, prêmios e parcerias.

    A secretaria de Stuckert terá um trabalho diferente, menos institucional ou político e mais vinculado à imagem que Lula transmitirá para a imprensa, para o povo e para o mundo. O fotógrafo é o autor de “O Brasil no Mundo: 8 anos do governo Lula”. A publicação tem 747 fotografias mostrando a atuação de Lula enquanto presidente, especialmente em viagens internacionais e missões diplomáticas. Ele também foi diretor de fotografia do documentário ‘Democracia em Vertigem’, de Petra Costa, ajudando a contar detalhes dos bastidores da queda de Dilma Roussef e da prisão de Lula.

    Já o Secretário Nacional do Audiovisual, que ainda não foi anunciado, substituirá Gustavo Chaves Lopes, que foi assessor de Onyx Lorenzoni (PL) e o último a chefiar a área na gestão de Jair Bolsonaro (PL).