Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo diz que não há crise em ligação entre ministra e suposto miliciano

    Rui Costa, ministro da Casa Civil, disse que “não há materialidade" no caso até o momento; Daniela Carneiro aparece em fotos ao lado de denunciado por liderar milícias

    Da CNN

    Integrantes do diretório do PT no Rio de Janeiro ouvidos pela CNN saíram em defesa da Ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União Brasil), após circularem nas redes sociais fotos da ex-deputada ao lado de Juracy Alves Prudêncio, denunciado pelo relatório final da CPI das Milícias, em 2008, por comandar uma milícia na Baixada Fluminense.

    O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse em entrevista a jornalistas na quarta-feira (4) que “não há nenhuma materialidade concreta [sobre o caso] que crie nenhum tipo de desconforto [no governo] até o momento”.

    Jura, como é conhecido o homem que aparece nas fotos, é ex-sargento da polícia militar e cumpre pena de prisão pelos crimes de associação criminosa e homicídio. As imagens datam da campanha eleitoral de 2018, quando Daniela foi eleita deputada federal.

    Segundo o relatório da CPI das Milícias, o ex-PM comandava milícias em diversos bairros da Baixada Fluminense. Sua organização ameaçava moradores e explorava serviços de táxi e sinal de TV a cabo nas localidades.

    De acordo com apuração do analista da CNN Leandro Resende, há uma operação no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tentar minimizar a crise gerada pela repercussão. Outra ala do PT, no entanto, entende que a indicação de Daniela é um “desgaste desnecessário” para a gestão recém-empossada.

    Daniela Carneiro ao lado de Juracy Alves, nas eleições de 2018
    Daniela Carneiro ao lado de Juracy Alves, nas eleições de 2018 / Reprodução

    Ao comentar o caso, a ministra do Turismo afirmou, por meio de nota, que “não compactua com qualquer ato ilícito e cabe à Justiça o papel de julgar quem comete possíveis crimes”. Ela destacou ainda que “durante a campanha de 2018 recebeu o apoio de milhares de eleitores em diversos municípios do estado”.

    Publicado por Danilo Moliterno.