Governo nomeia embaixador do Brasil na OEA como número 2 no Itamaraty

A nomeação de Fernando Simas Magalhães consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2); ele será braço direito do chanceler Carlos França

Fernando Simas Magalhães assumirá o cargo de secretário-geral do Itamaraty a partir desta sexta-feira (4)
Fernando Simas Magalhães assumirá o cargo de secretário-geral do Itamaraty a partir desta sexta-feira (4) Foto: Juan Manuel Herrera/OAS

Rafaela Lara, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, escolheu como número 2 o experiente diplomata Fernando Simas Magalhães. A nomeação consta no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (2). 

Magalhães ocupará o posto de secretário-geral das Relações Exteriores do Ministério das Relações Exteriores a partir de 4 de junho, segundo o DOU. Desde 2018, ele ocupa o cargo de embaixador do Brasil na Organização dos Estados Americanos (OEA).

A partir de sua nomeação, Magalhães passa a ser o braço de direito do atual embaixador Carlos França. O atual secretário-geral, Otávio Brandelli, foi exonerado e passará a ocupar o cargo de assessor especial do gabinete de França.

França se tornou ministro das Relações Exteriores em março após a demissão do então chanceler Ernesto Araújo. Magalhães já atuou nos governos Dilma Rousseff e Michel Temer como subsecretário de Assuntos Políticos do Itamaraty.

Mais Recentes da CNN