Governo prepara MP para recriação do Ministério do Trabalho

A medida deve ser anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro até segunda-feira (26) e faz parte de uma reforma ministerial programada para este mês

Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília
Vista aérea da Esplanada dos Ministérios em Brasília Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Gustavo UribeBasília Rodriguesda CNN

Ouvir notícia

O governo federal prepara uma medida provisória de recriação do Ministério do Emprego e Trabalho. A expectativa é de que ela seja anunciada na próxima segunda-feira (26).

A nova pasta, que havia sido incorporada pelo Ministério da Economia, deve ser comandada pelo atual ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni.

A mudança faz parte de uma reforma ministerial programada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para abrir mais espaço na Esplanada dos Ministérios para o PP, partido que faz parte do bloco do centrão.

A ideia, mostrada pela CNN na terça-feira (20), é que o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira (PI), assuma a Casa Civil. E que o atual ministro da pasta, general Luiz Eduardo Ramos, seja deslocado para a Secretaria-Geral.

No Ministério da Economia, a separação do Ministério do Emprego e Trabalho é visto como uma oportunidade de o presidente dar mais ênfase em políticas de geração de emprego, em um momento em que o país teve 14,8 milhões de desempregados no primeiro trimestre.

O objetivo é que Onyx implemente políticas de redução de encargos trabalhistas e avance em medidas sociais de geração de emprego.

Mais Recentes da CNN