Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Governo vai criar aplicativo para emitir vistos de turistas americanos, canadenses e australianos

    Exigência do documento para entrar no Brasil começa a valer a partir de 10 de abril

    Gabriel Garciada CNN

    Brasília

    O governo federal trabalha na criação de um aplicativo para emitir os vistos eletrônicos de turistas americanos, canadenses e australianos, segundo informou o ministro do Turismo, Celso Sabino, na tarde dessa segunda-feira (22), em coletiva no Ministério do Turismo.

    Segundo o ministro, o desenvolvimento do aplicativo será finalizado até o dia 10 de abril, data estabelecida para o início da exigência de visto para turistas vindos dos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

    O ministro também afirmou que o objetivo do aplicativo é dar “facilidade” e “celeridade” na emissão dos vistos.

    “Vamos exigir os vistos, seguindo o princípio da reciprocidade, mas a forma de emissão será simples”, concluiu Sabino.

    Em maio de 2023, o governo federal anunciou a obrigatoriedade de visto para turistas dos Estados Unidos, do Canada e da Austrália entrarem no Brasil.

    Dispensa de visto

    A dispensa de visto para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão foi adotada em 2019, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), de forma inédita.

    Na época, o governo afirmou que a medida não prejudicava o princípio de reciprocidade, pois a dispensa teria sido adotada para incentivar a geração de emprego e renda no Brasil.

    “A isenção do visto de forma unilateral é um aceno que fazemos para países estratégicos no sentido de estreitar as nossas relações. Nada impede que essas nações isentem os brasileiros dessa burocracia num segundo momento”, informou o Ministério do Turismo na época.

    Decisão similar foi adotada durante o governo de Dilma Rousseff (PT), mas vigorou apenas durante as Olimpíadas de 2016. Para a ocasião, Dilma autorizou que cidadãos dos quatro países fossem dispensados do visto, desde que viessem ao país assistir ao evento esportivo.