Gravação de Gleisi comentando cenário político não foi feita após debate

Circula nas redes sociais um vídeo no qual a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a “direita liberal” pode votar no presidente Jair Bolsonaro (PL); gravação teria sido feita após debate

Do Projeto Comprova
  • Agência Lupa
Compartilhar matéria

Circula nas redes sociais um vídeo no qual a deputada federal e presidente do PT, Gleisi Hoffmann, diz que a “direita liberal” pode votar no presidente Jair Bolsonaro (PL). Segundo a legenda, a gravação teria sido feita logo após o último debate, realizado no último dia 29 — algumas mensagens mais antigas falam também no debate presidencial da Band, em 28 de agosto de 2022. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

/ Agência Lupa
/ Agência Lupa

Bastidores pós Debate [...] PT já prevê a derrota novamente

– Legenda de vídeo que circula nas redes sociais

Falso

A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo é uma montagem que reúne trechos em áudio de uma entrevista de Gleisi Hoffmann concedida em 13 de setembro de 2020 ao programa “O Poder em Foco”, veiculado em parceria com o jornal digital Poder 360. A gravação não tem, portanto, nenhuma relação com qualquer debate realizado em 2022.

Na entrevista, em 2020, Gleisi disse que Bolsonaro "ocupou o espaço da direita”, e que a chamada “direita liberal” poderia seguir votando nele. Ela também comentou sobre o papel do PT como oposição e sobre a força política dos ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Sérgio Moro. 
As citações a Mandetta e Moro ocorreram quando a parlamentar, questionada pelo entrevistador, avaliou a possibilidade de outros políticos representarem a direita no país na disputa. Ela afirmou que a saída de ambos não abalou o governo Bolsonaro como havia sido previsto. 
Este conteúdo também foi verificado pelo Estadão Verifica e pela AFP Brasil.
Esta é uma checagem da Agência Lupa. Neste fim de semana, a equipe do Comprova se uniu a outras 6 iniciativas de checagem de fatos no Brasil para verificar conjuntamente desinformação sobre as eleições. O CheckBR parceria que reúne AFP, Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, E-Farsas, Fato ou Fake e Lupa.