Heleno faz hoje perícia médica que deve embasar decisão sobre domiciliar

Exames são feitos pela Polícia Federal e buscam checar condições de saúde e diagnóstico de Alzheimer

Gabriela Boechat, da CNN
Compartilhar matéria

O ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) general Augusto Heleno passará por perícia médica nesta sexta-feira (12).  A avaliação, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), deve ocorrer às 9h no Comando Militar do Planalto, onde o militar está preso.

O exame, conduzido pela PF (Polícia Federal), tem como objetivo verificar as condições de saúde de Heleno e checar o relato de que ele foi diagnosticado com Alzheimer. Os resultados vão embasar a decisão do ministro sobre conceder ou não a prisão domiciliar ao general.

Heleno foi condenado a 21 anos de prisão por envolvimento na tentativa de golpe de Estado e cumpre pena no Comando Militar do Planalto desde o final de novembro.

Durante a perícia, a PF também fará uma inspeção no local onde Heleno está preso para avaliar se a unidade tem estrutura adequada para atender suas necessidades. Um responsável do Comando Militar do Planalto deverá acompanhar a vistoria para explicar as condições do local e como seria prestada assistência ao general.

Após essa etapa, os policiais também irão se reunir com a esposa de Heleno para esclarecer informações sobre o nível de dependência dele nas atividades diárias.

Como mostrou a CNN, peritos da PF analisam desde a última semana os laudos médicos do general. Especialistas do INC (Instituto Nacional de Criminalística) revisam exames, prontuários e demais documentos para confirmar ou descartar o diagnóstico.

O pedido para transferência à domiciliar veio logo após a prisão. A defesa alega piora no estado de saúde do general. Os advogados afirmam que ele, hoje com 78 anos, tem comorbidades graves e recebeu diagnóstico de Alzheimer em janeiro. A petição também menciona histórico de depressão e transtornos de ansiedade. Para a defesa, a permanência no regime fechado representa risco à saúde e à vida de Heleno.