COP30

Hora de unir forças contra a crise climática, diz Lula

Presidente defendeu equilíbrio entre "crescimento" e "sustentabilidade"

Manoela Carlucci, da CNN Brasil, São Paulo
Lula discursa sobre primeira sessão temática em Cúpula do Clima  • Reprodução/CanalGov
Compartilhar matéria

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), defendeu nesta quinta-feira (6), que é momento de "unir forças contra a crise climática".

Durante discurso na abertura de uma sessão temática sobre Clima e Natureza na Cúpula do Clima, que acontece em Belém, dias antes do início da COP30, o mandatário destacou que nenhum país "poderá enfrentar a crise climática sozinho".

Relembrando convenções realizadas anteriormente com objetivo de buscar soluções para essa questão, Lula defendeu que "somente o multilateralismo revigorado pode equacionar esses dilemas de ação coletiva".

"Os incêndios que consomem nossas florestas não respeitam fronteiras, nem o plástico que polui nossos oceanos e eliminam a vida marinha", afirmou.

"No passado a diplomacia foi capaz de dirimir diferenças que pareciam insuperáveis. A convenção da ONU sobre o direito do mar, adotada há mais de 40 anos, consagrou o conceito de patrimônio comum da humanidade", continuou o presidente.

Como um dos principais compromissos à frente da Presidência do Brasil, Lula destacou a meta pelo desmatamento zero, a preservação dos povos que vivem no território amazônico e classificou a COP30 como a COP da "verdade".

"Essa COP, que é a COP da verdade propõe um pacto pela vida das florestas, dos oceanos e da própria humanidade. É hora de transformar ambição em ação e de reencontrar o equilíbrio entre o crescimento e sustentabilidade", completou.