Hugo admite ano difícil com Planalto, mas promete parceria em 2026
Em cerimônia de posse de aliado no Ministério do Turismo, presidente da Câmara afirmou que a indicação demonstra "sensibilidade política" de Lula

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta terça-feira (23), que o Congresso Nacional não teve um "ano fácil", mas que continuará com "parceria e diálogo de maneira franca" em 2026.
"Não tivemos um ano fácil. Foi um ano de muitos desafios, um ano de embates, mas um ano que o Congresso Nacional não faltou ao governo do senhor [presidente Lula]. Nós tivemos aprovações importantes que dão ao senhor a certeza de que o governo encerra o ano muito melhor do que o que iniciou", afirmou Hugo durante a posse do novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano (União Brasil).
"Então, presidente, agradeço ao senhor a parceria ao longo desse ano e entramos em 2026 na certeza de que essa nossa nossa parceria, esse nosso diálogo, ele continuará sendo de maneira franca, verdadeira, transparente e colaborativa", finalizou o presidente da Câmara, após um segundo semestre marcado por tensões entre os Poderes.
Segundo apurou a CNN Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem sinalizado que não deseja rusgas entre o Planalto e a Câmara dos Deputados.
De acordo com informações da analista da CNN Brasil Isabel Mega, o petista ainda conversou com Hugo sobre a indicação de Feliciano ao cargo de ministro do Turismo. O novo chefe da pasta é paraibano e aliado do presidente da Casa.
Posse do novo ministro do Turismo
Nesta terça-feira (23), Gustavo Feliciano tomou posse do ministério em cerimônia ao lado do presidente Lula, no Palácio do Planalto. O evento reuniu, além do presidente da Câmara, ministros do governo do petista.
"A decisão do senhor [presidente Lula] de atender a indicação do nome de Gustavo Feliciano ela, antes de tudo, demonstra a sua sensibilidade política e a sua capacidade de agregar e de poder trazer ao ministério um paraibano jovem que tem um currículo de dedicação à área do turismo", afirmou Hugo Motta na cerimônia de posse.
Durante discurso, Feliciano agradeceu Lula e destacou feitos do governo petista em seu estado natal, a Paraíba.
"Tenho certeza que irei fazer o meu melhor, porque é o mínimo, é o que eu tenho que fazer, é minha obrigação. Esse é um governo que tem um lado: o lado do povo brasileiro. E o turismo tem que ser do povo, pelo povo e para o povo", afirmou.


