Hugo Motta à CNN: Marco da Segurança deve ser aprovado nesta terça (18)

À CNN, Hugo Motta afirma que projeto de combate ao crime organizado será votado em plenário e destaca expectativa de aprovação nas duas casas do Congresso Nacional

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

A Câmara dos Deputados se prepara para votar o Marco Legal da Segurança, projeto que visa fortalecer o combate ao crime organizado no Brasil. Em entrevista exclusiva à CNN, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), confirmou que a matéria será a pauta única desta semana no plenário, após período de discussões e ajustes no texto. "Pela qualidade técnica do relatório, por tudo o que foi construído, a Câmara dos Deputados deve aprovar amanhã essa matéria, que será muito importante", disse Hugo.

O projeto, que tem como base o PL Antifacção, passou por uma semana de análises e debates entre as bancadas. Hugo ressaltou que o relator manteve diálogo com ministros e autoridades do governo federal, permitindo que sugestões fossem incorporadas ao texto até o momento da votação.

 

 

Diálogo com o Senado

Existe uma expectativa positiva quanto à tramitação do projeto também no Senado Federal. Hugo revelou que manteve conversas produtivas com parlamentares da Casa, incluindo o senador Alessandro Vieira (MDB-SE), que possui formação na área de segurança pública, e outros senadores que demonstraram interesse em debater a matéria.

Segundo Hugo, a sociedade tem cobrado das duas casas legislativas medidas para endurecer as penas e fortalecer o papel do Estado no enfrentamento às organizações criminosas. O texto poderá receber alterações no Senado, mantendo a autonomia da Casa na construção conjunta da legislação.

O relator do projeto, o deputado Guilherme Derrite (PP-SP), tem mantido um trabalho constante de diálogo com diferentes setores, incluindo senadores, demonstrando preocupação em elaborar um texto tecnicamente consistente. A expectativa de Hugo é que a matéria tenha um fluxo positivo tanto na Câmara quanto no Senado, representando um importante avanço na legislação de segurança pública do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.