Hugo: Relator deve apresentar texto de regulamentação de IA em junho
Para o presidente da Câmara, o avanço tecnológico não deve ser olhado somente na perspectiva do ganho financeiro

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta quinta-feira (28), durante o evento Brasília Tech Summit, que o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) deve apresentar o parecer da regulamentação da inteligência artificial no Congresso Nacional ainda em junho.
"Eu estou trabalhando com o cronograma dia 9 de junho", pontuou o parlamentar, que disse que o avanço tecnológico não deve ser visto apenas pela perspectiva do ganho financeiro.
Hugo fez uma conexão com o fim da escala 6x1 — projeto aprovado na Câmara na quarta-feira (27) que fala em mais tempo de descanso e maior qualidade de vida para a população — e disse que o avanço tecnológico deve seguir o mesmo princípio.
"Se o mundo avançou com a industrialização, a chegada do mundo virtual com a questão da IA não pode ser visto só do ponto de vista da produtividade", completou.
O projeto de lei 2338/2023 é de autoria do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e dispõe "sobre o desenvolvimento, o fomento e o uso ético e responsável da inteligência artificial com base na centralidade da pessoa humana".


