Imagem de Bolsonaro entrando na Papuda causaria má impressão, dizem aliados

Apuração de Débora Bergamasco, no CNN 360°, aliados do Congresso consideram que cumprir pena na Superintendência da PF em Brasília é melhor para imagem de Bolsonaro do que no complexo penitenciário

Da CNN Brasil
Compartilhar matéria

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) expressaram alívio com a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), para que o início do cumprimento da pena ocorra na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília, e não no Complexo Penitenciário da Papuda, segundo apuração de Débora Bergamasco no CNN 360°. "Ter a imagem de Jair Bolsonaro entrando na Papuda, politicamente, é muito ruim", disseram aliados à jornalista.

Embora defendam que Bolsonaro não deveria ser preso e que, se fosse necessário cumprir pena, deveria ser em regime domiciliar, os parlamentares apontam que a Polícia Federal representa um "ambiente menos hostil" em comparação ao complexo penitenciário.

Preocupações com segurança e imagem

Entre as justificativas apresentadas pelos aliados ouvidos por Bergamasco está a questão da segurança. Apesar de reconhecerem que a Papuda é um presídio de alta segurança, com condições de garantir a integridade física de Bolsonaro, eles argumentam que sua presença ali poderia ser delicada, considerando suas declarações anteriores sobre detentos.

O aspecto político também pesou na avaliação. Para os aliados, uma eventual imagem de Bolsonaro entrando na Papuda poderia causar impacto negativo, especialmente junto ao eleitorado indeciso. Eles lembram que Bolsonaro frequentemente se referia a outros políticos usando termos relacionados à condição de presidiário.

Os parlamentares também estabeleceram um paralelo com a situação de Lula (PT), que cumpriu mais de 500 dias de pena na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. A diferença, no caso de Bolsonaro, é que ele permanecerá em Brasília, cidade onde reside atualmente.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.