Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Índice CNN: Boulos lidera com 32% para Prefeitura de São Paulo; Nunes tem 28%

    Tabata Amaral registra 9%, Kim Kataguiri atinge 5% e Maria Helena, 3%

    Douglas Portoda CNN*

    São Paulo

    O pré-candidato Guilherme Boulos (PSOL) tem 32% de intenção de votos de acordo com o Índice CNN, agregador de pesquisas desenvolvido em parceria com o Ipespe Analítica, que apresenta os dados mais recentes dos levantamentos da corrida para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

    O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), alcançou 28%, seguido pela deputada federal Tabata Amaral (PSB), com 9%.

    Depois, aparecem o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil), com 5%, e Maria Helena (Novo), com 3%.

    O agregador de pesquisa que compõe o Índice CNN é um algoritmo que projeta a intenção de voto para prefeito a partir de levantamentos feitos por diversos institutos — e não apenas soma números para obter uma média.

    A metodologia leva em conta, por exemplo, o período em que as entrevistas com eleitores foram feitas – quanto mais recentes, por exemplo, maior o peso no cálculo –, assim como o histórico dos institutos e tamanho da amostra.

    Trata-se de uma fotografia mais precisa do cenário eleitoral, quando comparado às pesquisas de forma individual. Isso porque, como ainda se trata de pré-candidaturas, devido à lei eleitoral, pode haver diferença na lista de nomes apresentados aos entrevistados.

    Além disso, o agregador atualiza os dados tão logo seja divulgada uma nova pesquisa e permite a comparação ao longo do tempo na série histórica, estimando as tendências das eleições deste ano.

    O primeiro turno das eleições municipais ocorrerá no dia 6 de outubro, quando o Brasil irá às urnas para eleger prefeitos e vereadores. O voto no país é obrigatório para maiores de 18 anos de idade e facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e jovens maiores de 16 e menores de 18 anos.

    Confira os dados de São Paulo e outras cidades no Índice CNN.

    *Com informações de Iuri Pitta