Líder do PT diz que Lula está “muito inclinado” pelo nome de Messias

Segundo o deputado federal Lindbergh Farias, presidente ainda não nomeou o sucessor de Barroso porque “quer conversar com outras lideranças”

Duda Cambraia e Carol Rosito, da CNN Brasil, Brasília
Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara
Lindbergh Farias, líder do PT na Câmara  • Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados
Compartilhar matéria

O líder do PT na Câmara, o deputado federal Lindbergh Farias (RJ), disse nesta terça-feira (21) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “está muito inclinado" pelo advogado-geral da União, Jorge Messias.

Messias é cotado para ser o sucessor de Luís Roberto Barroso no STF (Supremo Tribunal Federal), que deixou o cargo na última sexta-feira (17).

A expectativa era que Lula oficializasse um nome antes da viagem à Ásia nesta terça-feira, o que não aconteceu. Segundo o líder do PT, a demora se deve ao fato de que o presidente “quer conversar com outras lideranças”, incluindo o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um dos nomes cotados para a vaga na Suprema Corte.

Segundo Lindbergh, Lula estaria articulando com o parlamento, principalmente com o Senado, para evitar que se repita o que aconteceu com o nome do ministro André Mendonça.

Mendonça foi indicado por Jair Bolsonaro (PL) em 2021. A sabatina dele demorou a ser pautada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Na época, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AL), justificou o atraso por falta de consenso pelo nome de Mendonça.