Lira e Alcolumbre são contra "desembarque" do governo

Segundo apuração de Pedro Venceslau, no CNN 360º, lideranças do União Brasil e do PP pressionam por desembarque da base governista

Da CNN
Compartilhar matéria

A possibilidade de um desembarque dos partidos do Centrão do governo ganha força, mas encontra resistência em figuras importantes como o deputado federal Arthur Lira (PP-AL) e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), que se opõem à ideia de romper com o Planalto. A apuração é do analista de Política Pedro Venceslau para o CNN 360º.

Uma reunião marcada para a próxima terça-feira (2) definirá o posicionamento da bancada do PP-União Brasil, partido que atualmente ocupa três ministérios: Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.

A pressão pelo desembarque vem principalmente de lideranças, como o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, o presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, e de ACM Neto, recém-promovido a vice-presidente do União Brasil.

Alcolumbre mantém sua posição como principal interlocutor do União Brasil com o governo, atuando na preservação dos espaços políticos do partido na Esplanada dos Ministérios.

O União Brasil enfrenta divisões internas por ser resultado da fusão entre o antigo PSL, que teve ligação com Bolsonaro, e o DEM, conhecido por uma oposição mais moderada. Esta composição heterogênea contribui para as divergências quanto à permanência no governo.

A indefinição sobre o posicionamento dos partidos pode se estender até o final do próximo ano, principalmente devido às incertezas em relação às candidaturas do campo da direita para as próximas eleições. Mesmo com a dificuldade de apoio ao governo, existe a possibilidade de que essas legendas optem por uma candidatura própria mais moderada.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.