Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Luís Roberto Barroso abraça Gilmar Mendes durante posse como presidente do STF

    Ministros tiveram desentendimento em 2018; na solenidade, Mendes elogiou o colega

    Tiago Tortellada CNN São Paulo

    Durante a cerimônia de posse como novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), nesta quinta-feira (28), Luís Roberto Barroso abraçou o ministro Gilmar Mendes.

    Isso aconteceu após Mendes discursar em nome dos outros magistrados por ser o decano da Corte, ou seja, o ministro em atividade há mais tempo no tribunal.

    Ambos tiveram um desentendimento em 2018, no qual Barroso disse a Mendes: “Você é uma pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia”.

    Veja também — Ex-ministros do STF: Barroso é defensor da democracia

    Luís Roberto Barroso está no STF há 10 anos, e substitui Rosa Weber, que se aposentará ao atingir a idade-limite de 75 anos na próxima semana. Ele comandará o Supremo por um mandato de dois anos.

    O ministro foi indicado pela então presidente Dilma Rousseff (PT) em 2013. Até o momento, foi também presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cuidando das eleições municipais de 2020.

    Em discurso, Mendes elogia Barroso e diz que posse é certeza que Corte sobreviveu

    Durante discurso para a posse de Barroso, Gilmar Mendes afirmou que a posse do colega como presidente da Corte é a “certeza” de que o tribunal sobreviveu a ataques e ameaças.

    Na fala, ele defendeu a união entre os Três Poderes e destacou que “a preservação do Supremo Tribunal Federal é também a preservação da autonomia do Poder Judiciário, que, por sua vez, é traço essencial do Estado Democrático de Direito”.

    “Essa Corte suportou, durante um par de anos, as ameaças de um populismo autoritário, desprovido de qualquer decoro democrático”, disse Gilmar Mendes.

    Ele também adicionou que foram disparadas “mentiras” contra os ministros e que houve “inúmeras tentativas de interferência no resultado das últimas eleições gerais”, assim como conspirações para prender membros do tribunal.

    Veja outros pontos do discurso de Gilmar Mendes através desta matéria.

    Veja fotos da posse