Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula acerta conversa com Zelensky sobre fim de hostilidades entre Ucrânia e Rússia

    Data ainda será negociada pelas diplomacias dos dois países

    Basília Rodriguesda CNN

    em Brasília

    Em meio a expectativas de que a Assembleia Geral da ONU aprove a cessação de hostilidades entre Ucrânia e Rússia na próxima semana, o presidente Lula acertou uma conversa com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, segundo fontes do Itamaraty. A data da conversa ainda será negociada pelas diplomacias dos dois países.

    Como abertura deste diálogo, o ministro do Itamaraty, Mauro Vieira, conversou neste sábado (18) com o chanceler ucraniano, na Conferência de Segurança em Munique, na Alemanha.

    Vieira também esteve diretamente com o chefe de defesa e diplomacia da União Europeia. Ao todo, o ministro se encontrou com seus pares de 18 países neste sábado.

    Vieira tratou da posição brasileira de liderança no caminho de negociação entre Rússia e Ucrânia. De acordo com fontes do Itamaraty à CNN, todos expressaram interesse no papel do Brasil para o apaziguamento da guerra no leste europeu.

    Durante as conversas, o país também foi elogiado pela ação do governo Lula contra o ataque golpista de 8 de janeiro e também pelo combate ao garimpo ilegal, na região amazônica, pauta prioritária do meio ambiente.

    Na próxima semana, a ONU irá votar a sugestão brasileira de um processo de pacificação entre os países. A expectativa do governo brasileiro é de aprovação.