Lula afirma que sem-terra não faz invasões de terra há muito tempo

Presidente disse que movimento optou por se tornar pequenos produtores altamente produtivos, incluindo o maior produtor de arroz orgânico da América Latina

Da CNN
Compartilhar matéria

Em entrevista à Rádio Princesa de Feira de Santana, na Bahia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que "faz tempo que sem-terra não invade terra nesse país".

O chefe do Executivo afirmou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos, inclusive se tornando o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Declaração sobre ocupações de terras

Lula citou uma fala recente do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que disse que o agronegócio não deveria temer ocupações do MST, pois quem está "tomando terra deles hoje são os bancos que compram o título da dívida agrária deles".

Segundo o presidente, os bancos que detêm os títulos de dívida dos produtores rurais "vão em cima e recebem ou tomam a terra". Ele reforçou que "faz muito tempo que os sem-terras fizeram uma opção de se transformar em pequenos produtores altamente produtivos".

Produção de alimentos saudáveis

Lula destacou que o MST tem o objetivo de "colocar alimento saudável na mesa do povo trabalhador", além de ser o maior produtor de arroz orgânico da América Latina. Essa declaração ocorre em meio a discussões sobre a reforma agrária e o papel dos movimentos sociais no campo.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.