
Lula agradece por doações feitas ao PT em jantar com empresários e advogados em SP
Segundo interlocutores do petista à CNN, ex-presidente teria negado rancor após ter deixado a prisão

Em discurso realizado na noite deste domingo (26), em um restaurante na Zona Oeste da capital paulista, o pré-candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, agradeceu por recursos doados ao partido.
O ex-presidente chegou pouco antes das 20h, acompanhado da mulher, a socióloga Rosângela da Silva, a Janja. O evento foi fechado à imprensa, mas de acordo com interlocutores do ex-presidente à CNN, em um discurso de cerca de sete minutos, Lula teria teria dito que as doações servirão para reorganizar as bases do partido.
O Grupo Prerrogativas, composto por advogados críticos da Operação Lava Jato, foi o principal organizador do jantar, no qual participaram também empresários.
O advogado e coordenador do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, disse que o evento serviu para agradecer pelas contribuições a uma campanha que se iniciou há mais de 30 dias e, de acordo com ele, vai continuar.
“O evento não tem ligação direta ou indireta com arrecadação. Foi só uma oportunidade que a gente aproveitou, já que muita gente que tá aqui continua colaborando, já colaborou, vai colaborar, para agradecer esse movimento, que é um movimento cívico para reconstrução e reconciliação do país”, disse Carvalho.
O advogado falou ainda que o jantar também serviu para comemorar o lançamento do documentário “Meu Amigo Secreto”, da cineasta Maria Augusta Ramos, sobre a operação Lava Jato.
Em seu discurso, Lula também teria falado sobre o período em que ficou preso. De acordo com interlocutores, o ex-presidente falou que houve quem pensasse que ele estaria rancoroso, após ter deixado a cadeia, mas disse na verdade que como está apaixonado, não tem tempo pra ficar ressentido.
Parceria com Alckmin
Lula teria ainda reforçado a parceria com o ex-adversário e pré-candidato à vice-presidência da República, Geraldo Alckmin (PSB).
Segundo pessoas próximas a Lula, o ex-presidente teria dito ainda que ninguém imaginaria uma parceria entre ele e o ex-governador de São Paulo e ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB). E que, juntos, não pretendem apenas governar, mas cuidar do país e reestabelecer a normalidade.
Em tom de piada, o ex-presidente teria dito que o jantar poderia ter incluído um prato de chuchu com lula.
Segundo pessoas próximas ao ex-presidente, mais de 200 pessoas confirmaram presença no evento. Entre os presentes, estavam aliados políticos de Lula, como ex-ministro Aloizio Mercadante, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, o ex-presidente do PT, Rui Falcão, além de representantes de movimentos sociais e pequenos empresários.
A maior parcela do público, porém, foi composta por advogados, entre eles, Fábio Tofic, Conrado Gontijo e Alberto Zacharias Toron, que compõem o quadro de colaboradores do Grupo Prerrogativas.
O representante do grupo, Marco Aurélio de Carvalho, disse que outros eventos como esse devem ser organizados.
Debate
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos – Os pré-candidatos à Presidência
- 1 de 12
Jair Bolsonaro, presidente do Brasil e candidato à reeleição pelo PL
Crédito: CLÁUDIO REIS/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 2 de 12
Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, governou o país entre 2003 e 2010 e é o candidato do PT
Crédito: Ricardo Stuckert/Divulgação - 3 de 12
O candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) - 20/07/2022
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 4 de 12
Simone Tebet cumpre o primeiro mandato como senadora por Mato Grosso do Sul e é a candidata do MDB à Presidência
Crédito: Divulgação/Flickr Simone Tebet - 5 de 12
Felipe d'Avila, candidato do partido Novo, entra pela primeira vez na corrida pela Presidência
Crédito: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO - 6 de 12
José Maria Eymael (DC) já concorreu nas eleições presidenciais em 1998, 2006, 2010, 2014 e 2018, sempre pelo mesmo partido
Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Bras - 7 de 12
Vera Lúcia volta a ser candidata à Presidência da República pelo PSTU. Ela já concorreu em 2018
Crédito: Romerito Pontes/Divulgação - 8 de 12
Leonardo Péricles, do Unidade Popular (UP), se candidata pela primeira vez a presidente
Crédito: Manuelle Coelho/Divulgação/14.nov.2021 - 9 de 12
Sofia Manzano (PCB) é pré-candidata à Presidência da República nas eleições de 2022
Crédito: Pedro Afonso de Paula/Divulgação - 10 de 12
Pablo Marçal, candidato à Presidência pelo Pros. Ele é empresário e se filiou ao partido no fim de março de 2022
Crédito: FÁTIMA MEIRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO - 11 de 12
O PTB escolheu o ex-deputado federal Roberto Jefferson como candidato. Condenado em 2012 pelo caso do mensalão, Jefferson está em prisão domiciliar desde janeiro de 2022 por suspeita de ligação com uma milícia digital que atenta contra a democracia, segundo o Supremo Tribunal Federal
Crédito: FÁBIO MOTTA/ESTADÃO CONTEÚDO - 12 de 12
Senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS), candidata à Presidência da República - 02/08/2022
Crédito: ALOISIO MAURICIO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO