Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula chega ao Brasil após viagem aos Estados Unidos

    Em Washington, chefe do Executivo brasileiro se reuniu com o presidente norte-americano, Joe Biden

    Caroline Rositoda CNN

    Em Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou na noite deste sábado (11) em Brasília depois da viagem aos Estados Unidos, onde se encontrou com o presidente norte-americano Joe Biden. O comboio presidencial foi direto para o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência da República. Lula não tem agenda prevista para este domingo (12).

    Após dois dias de viagem, Lula voltou ao Brasil com a resposta de intenção dos Estados Unidos de colaborar com o Fundo Amazônia, cujo objetivo é promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento.

    Em Washington, capital dos EUA, Lula disse que conversou com Biden sobre “a necessidade de os países ricos assumirem a responsabilidade de financiar todos os países que têm florestas”.

    Segundo o comunicado conjunto divulgado pelos dois países, os presidentes também trataram de temas como o fortalecimento da democracia e prioridade à crise climática. Também lamentaram o que consideraram como violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia

    Lula também convidou Biden para visitar o Brasil. De acordo com o comunicado, o presidente norte-americano aceitou o convite. “Os dois líderes comprometeram-se a ampliar seu diálogo e buscar cooperação mais profunda em preparação para a celebração do bicentenário das relações diplomáticas Brasil-EUA em 2024”, encerra a nota.