Lula decide indicar Marluce Caldas para o STJ

Decisão foi tomada após nove meses e deve ser anunciada ainda nesta semana

Teo Cury, Tainá Falcão e Gabriela Prado, da CNN, Brasília
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu indicar a procuradora Maria Marluce Caldas Bezerra, do MP-AL (Ministério Público de Alagoas), para o STJ (Superior Tribunal de Justiça).

A decisão foi tomada após nove meses e deve ser anunciada ainda nesta semana. Marluce é tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), e será a segunda mulher indicada por Lula ao tribunal neste mandato.

A informação foi confirmada pela CNN com auxiliares do presidente e pessoas próximas à procuradora.

O STJ definiu no dia 15 de outubro as duas listas com candidatos às vagas em aberto na corte em decorrência das aposentadorias de Laurita Vaz e Assusete Magalhães. As ministras deixaram o tribunal em outubro de 2023 e janeiro do ano passado, respectivamente.

Laurita integrava o Ministério Público antes de ingressar no STJ. Já Assusete exercia o cargo de desembargadora. Por isso, o presidente precisava indicar um integrante do MP ou do MPF (Ministério Público Federal) e um integrante da magistratura.

A lista dos integrantes do Ministério Público era formada por três nomes: Marluce Caldas, do MP de Alagoas, Sammy Barbosa Lopes, do MP do Acre, e Carlos Frederico Santos, do MPF.

Marluce é a segunda escolha de Lula para o STJ. No final de maio, o presidente indicou o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região), para o STJ.