Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula diz que Moraes saiu “muito fortalecido” de posse no TSE

    Durante evento, Lula e Bolsonaro estiveram frente à frente; petista afirmou que atual presidente ficou “incomodado” com defesa da democracia

    O ex-presidente Lula, em evento do PSB
    O ex-presidente Lula, em evento do PSB Sergio Dutti

    Danilo MoliternoLaura Slobodeicovda CNN São Paulo

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17) que o ministro Alexandre de Moraes saiu “muito fortalecido” da cerimônia que marcou sua posse no comando do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), realizada na noite de terça-feira (16). Moraes presidirá o tribunal durante as eleições de outubro. Seu mandato no cargo vai até 2024.

    “Foi um ato muito forte. Acho que o Alexandre [de Moraes] saiu efetivamente muito, muito… o presidente das eleições saiu muito fortalecido. Acho que a Justiça Eleitoral saiu fortalecida. Acho que as urnas eletrônicas saíram com muito mais respeitabilidade. E eu acho que agora só falta, a poucos dias para as eleições, consolidar o processo eleitoral”, disse em entrevista à Rádio Super, de Belo Horizonte.

    Lula ainda destacou a presença de autoridades, de “22 governadores de estado” e “praticamente todos os ministros das cortes superiores” como um sinal de que o ato foi importante para a defesa da democracia.

    A cerimônia de posse de Moraes promoveu um encontro inédito entre Lula e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Eles estiveram frente a frente durante a cerimônia, mas não se cumprimentaram durante todo o tempo.

    Ao comentar o evento, o petista disse que não “encontrou com Bolsonaro” e que apenas estava no “mesmo espaço físico” dele. Apesar da distância um do outro, afirmou ter percebido o atual presidente “muito incomodado”.

    “Bolsonaro estava muito incomodado, porque ele ouviu tantas vezes a palavra democracia, ele ouviu tantas críticas ao autoritarismo, tantas críticas às fake news, que ele estava muito incomodado. Cada discurso que falava um pouco de democracia era visível a cara dele de constrangimento”, disse.

    A CNN entrou em contato com a assessoria do Planalto sobre as declarações do ex-presidente e aguarda uma resposta.

    Lula ainda destacou que o presidente não bateu palmas para parte dos discursos ― ele não aplaudiu, por exemplo, fala de Moraes em defesa das urnas eletrônicas. Por outro lado, o petista não saudou a entrada de Bolsonaro no evento.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.