Lula diz que negociar fora do dólar é possível e necessário

"Podemos discutir nos Brics a necessidade de uma moeda de comércio entre nós", afirmou o presidente

Ester Cauany e Maria Clara Matos, da CNN, Brasília e São Paulo
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva  • Reprodução/Rádio BandNewsFM
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que pretende incentivar os membros do Brics a negociar com outras moedas, além do dólar. Segundo o petista, a ideia precisa ser testada para não “ficar dependendo” da moeda americana.

"Não podemos ficar dependendo do dólar que é uma moeda de um único país que foi assumida como moeda do mundo. Temos direito de negociar, por que não posso negociar com a China com as moedas chinesa e brasileira?”, disse nesta terça-feira (12), em uma entrevista à rádio BandNews FM.

"Não queremos mexer com dólar, é uma moeda importante, EUA têm a máquina que roda essa moeda. Mas podemos discutir nos Brics a necessidade de uma moeda de comércio entre nós no Brics. Não recuso essa ideia porque preciso testá-la. Preciso de alguém para me convencer que eu estou errado.”

Está não é a primeira vez que o petista defende a adoção de medidas para enfraquecer o uso do dólar no comércio internacional.

No início de julho, durante uma coletiva de imprensa após a Cúpula do Brics, no Rio de Janeiro, o presidente defendeu a utilização de moedas locais nas transações entre os países do bloco.

“Eu acho que o mundo precisa encontrar um jeito de que a nossa relação comercial não precise passar pelo dólar. Quando for com os EUA, ela passa pelo dólar. Quando for com a Argentina ou China, não precisa. Ninguém determinou que o dólar é a moeda padrão. Em que fórum foi determinado?”, disse.

Segundo Lula, a substituição de dólar no comércio internacional é “uma coisa que não tem volta, vai acontecer até que seja consolidada”.

No começo de agosto, durante um evento do PT (Partido dos Trabalhadores), o presidente disse que não precisa ficar subordinado à moeda norte-americana.