Lula e Eduardo Paes vão se encontrar nesta terça-feira em São Paulo
Líderes conversam sobre relação entre PT e PSD e disputa ao governo do Rio de Janeiro
O ex-presidente Lula (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), vão se encontrar nesta terça-feira (15) no Instituto Lula para falar sobre a relação entre PT e PSD e a disputa ao governo do Rio de Janeiro.
Os dois políticos são próximos, estando juntos em outras eleições. Porém, nos bastidores, o prefeito da capital fluminense se sentiu desprestigiado quando Lula começou a fazer declarações a favor de Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro.
Freixo pode ser um eventual adversário de Felipe Santa Cruz, quem Paes apoia ao governo do Rio.
Ao mesmo tempo, setores do Partido dos Trabalhadores (PT) tentam, no Rio, uma chapa mais ampla. Essa chapa envolve o que Paes quer, que é lançar Filipe Santa Cruz ao governo do RJ, o que significaria não apostar em Freixo.
Porém, todo esse cenário depende de sinalização efetiva da direção nacional do PSD, ou seja, de Gilberto Kassab, que o partido está disposto a apoiar a candidatura de Lula à presidência já no primeiro turno.
Eduardo Paes e Alexandre Kalil são as principais figuras do PSD, hoje, a nível nacional.
Lula e Paes já se encontraram no ano passado, e a conversa desta terça é mais uma tentativa do ex-presidente de trazer Kassab para o arco de alianças para o primeiro turno.
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.