Lula: É preciso fazer com que a floresta valha mais em pé do que derrubada
Durante encontro em Bogotá, foi anunciada a criação do Fundo Floresta Tropical para Sempre, que pretende remunerar 73 países pela redução do desmatamento
Durante a Cúpula de Países Amazônicos realizada em Bogotá, na Colômbia, foi anunciada uma iniciativa para valorizar a preservação da floresta em pé. O encontro reuniu líderes dos países amazônicos, incluindo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o anfitrião colombiano Gustavo Petro.
"Chegamos junto à COP30 trazendo soluções amazônicas para mudança do clima e a transição para o novo do modelo de desenvolvimento sustentável. É preciso fazer com que a floresta valha mais a pena em pé do que derrubada" disse Lula durante discuso na Colômbia.
O presidente brasileiro destacou aprovação de um comunicado conjunto sobre o Fundo Floresta Tropical para Sempre (TFFF), uma iniciativa que será lançada em Belém. O projeto prevê um arranjo inovador que poderá remunerar 73 países em desenvolvimento que possuem florestas tropicais pela redução do desmatamento.
O encontro em Bogotá também serviu como palco para o diálogo regional da América do Sul, Central e Caribe, em preparação à COP30. Durante o evento, Lula parabenizou o Equador pela apresentação de sua NDC (Contribuição Nacionalmente Determinada), e os demais países amazônicos foram incentivados a seguir o mesmo caminho.
Os países participantes reforçaram seu compromisso em trabalhar de forma conjunta para evitar que a Amazônia atinja o ponto de não retorno. Além disso, estabeleceram como objetivos o combate ao crime organizado na região e a garantia de dignidade para milhões de habitantes que vivem na área.
A cúpula destacou a importância de buscar soluções amazônicas para a mudança do clima e a transição para um novo modelo de desenvolvimento sustentável, demonstrando que é possível fazer com que a floresta tenha mais valor preservada do que destruída.



