Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula faz reunião com todos os ex-presidentes do PT para falar sobre “conjuntura”

    Encontro foi organizado por Gleisi Hoffmann e presidente de fundação ligada ao partido; Lula participou virtualmente

    “É muito importante para o PT poder compartilhar a experiência de nossos ex-presidentes”, destacou Gleisi
    “É muito importante para o PT poder compartilhar a experiência de nossos ex-presidentes”, destacou Gleisi Ricardo Stuckert

    Henrique Sales Barrosda CNN

    São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, nesta segunda-feira (10), de uma reunião com todos os ex-presidentes do PT.

    “Foi uma ótima conversa, na qual trocarmos avaliações sobre a conjuntura política nacional e internacional”, afirmou Gleisi Hoffmann, atual presidente do PT, em nota.

    O encontro ocorreu em meio às tensões do governo com o Congresso, com derrubada de vetos no Legislativo e problemas na articulação política.

    Já no campo internacional, Lula tem lidado com incertezas sobre as eleições na vizinha Venezuela e buscado colocar o Brasil como um negociador e mediador para conflitos no exterior.

    A organização do encontro ficou a cargo de Gleisi, que também é deputada federal, e o presidente da Fundação Perseu Abramo, ligada ao partido, Paulo Okamoto.

    Lula participou do encontro virtualmente. A reunião contou com a participação de todos os ex-líderes petistas ainda vivos, sendo eles:

    • Olívio Dutra: ex-governador do Rio Grande do Sul, esteve à frente do PT em 1988, sendo o segundo a ocupar o posto na história do partido, justamente após Lula;
    • José Dirceu: ex-ministro da Casa Civil, presidiu o PT entre 1995 e 2002;
    • José Genoino: ex-deputado federal, esteve à frente da legenda entre 2002 e 2005;
    • Tarso Genro: também ex-governador gaúcho, presidiu o PT em 2005, assumindo o posto após o escândalo do Mensalão, que levou à saída de Genoíno;
    • Ricardo Berzoini: ocupou quatro pastas ao longo dos governos Lula e Dilma (PT) e presidiu a legenda entre 2005 e 2006 e entre 2007 e 2010;
    • Rui Falcão: deputado federal, comandou a sigla antes de Gleisi, entre 2011 e 2017.

    Luiz Gushiken, José Eduardo Dutra e Marco Aurélio Garcia, que também presidiram o PT, já faleceram.

    Olívio Dutra e Tarso Genro participaram do encontro virtualmente, de Porto Alegre, enquanto os demais se fizeram presentes na sede do diretório nacional do PT, em Brasília.

    “É muito importante para o PT poder compartilhar a experiência de nossos ex-presidentes”, destacou Gleisi, ainda na nota.