Lula fará reuniões com governadores do Nordeste sobre fome, desemprego e segurança

Pré-candidato do PT faz a primeira visita à região acompanhado do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB)

Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, que devem compor uma chapa à Presidência da República nas eleições de 2022
Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmin, que devem compor uma chapa à Presidência da República nas eleições de 2022 ANDRÉ RIBEIRO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Tainá Falcãoda CNN

Em São Paulo

Ouvir notícia

O primeiro compromisso da agenda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) no Nordeste inclui uma reunião a portas fechadas com os nove governadores da região em Natal, no Rio Grande do Norte. A coordenação da campanha confirmou à CNN que Lula discutirá propostas para fome, miséria e pobreza, além de ouvir a experiência dos gestores sobre planos de segurança pública.

No encontro, governadores devem conversar sobre os efeitos do programa Acolhe Nordeste, encampado pelo Consórcio Nordeste e que prevê destinação de R$ 500 para crianças e adolescentes órfãos de vítimas da Covid-19. Eles pretendem discutir também maneiras de ampliar projetos de transferência de renda, a exemplo do Bolsa Família, mas que contemplem qualificação profissional de adultos da família beneficiária do recurso.

Após o almoço com governadores, o ex-presidente visitará uma feira de agricultores familiares, onde deverá abordar, com lideranças do setor, o estímulo à produção de alimentos saudáveis e a qualificação para uso de tecnologias modernas que aumentem a produtividade, além de sinalizar maior disponibilidade de crédito para categoria.

No discurso aos agricultores, Lula deverá comentar a crise global de alimentos e apontar o que considera o desmonte da Companhia Nacional de Abastecimento nos estados. Em Maceió (AL), o petista tem agenda com setor cultural de manhã e ato público à noite, quando deverá sinalizar necessidade de retomada de um programa habitacional aos moldes do Minha Casa, Minha Vida.

Na última visita deste giro ao Nordeste, em Aracaju (SE), Lula deverá falar de emprego com estímulos à infraestrutura, pela retomada de obras inacabadas e parcerias entre setores público e privado.

Debate

CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Mais Recentes da CNN