Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula garante espaço a Gleisi no primeiro escalão após eleições municipais de 2024

    Pasta do Desenvolvimento Social é uma das cogitadas para a presidente nacional do PT

    Gleisi pode deixar o comando do PT após as eleições municipais de outubro de 2024
    Gleisi pode deixar o comando do PT após as eleições municipais de outubro de 2024 10/06/2017 - Paulo Pinto/Agência PT

    Gustavo Uribeda CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu à presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), espaço no primeiro escalão do governo federal após as eleições municipais.

    Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente chegou a avaliar que, às vésperas das eleições municipais, hoje é mais fácil encontrar um ministro da Justiça, por exemplo, do que um presidente nacional do PT.

    Lula fez questão de dizer a Gleisi que um espaço para a petista na Esplanada Ministérios é garantido. E que, caso ela queira, poderá assumi-lo em novembro, após os pleitos municipais.

    Quem assumiria o PT?

    Para o lugar de Gleisi no comando da sigla, são avaliados os nomes dos ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Luiz Marinho (Trabalho) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).

    Além deles, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, são considerados.

    Gleisi com Bolsa Família?

    A avaliação no Palácio do Planalto é de que Gleisi seria uma boa ministra do Desenvolvimento Social. A pasta é responsável pelo Bolsa Família.

    Lula sinalizou ao longo do ano desconforto com Wellington Dias. A avaliação é de que o governo federal precisaria explorar melhor suas vitrines sociais.