Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula pede que Lira resolva “briga” com Renan Calheiros, dizem fontes

    Presidente da Câmara dos Deputados é rival do senador em Alagoas

    Da CNN

    São Paulo

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que resolva a rivalidade existente entre ele e o senador Renan Calheiros (MDB-AL), segundo fontes. As informações são da âncora da CNN Raquel Landim.

    Esse tema fez parte da conversa reservada que ambos mantiveram no Palácio do Planalto na semana passada. Em tom jocoso, Lula brincou dizendo que estava viajando pelo Nordeste, mas que tinha que pular o estado de Alagoas.

    De forma igualmente bem-humorada, Lira sugeriu a Lula a ideia de montar um palanque amplo, colocando-o na ala direita e Renan na ala esquerda.

    A rivalidade entre Renan, um aliado de longa data de Lula, e Lira, cada vez mais próximo do governo, é intensa e muitas vezes afeta as negociações em âmbito federal.

    No ano de 2026, ambos têm planos de se candidatar ao Senado. Alagoas terá duas vagas e é provável uma disputa entre eles. O apoio a outros candidatos pode prejudicar ambos.

    No entanto, fontes no Congresso avaliam que alcançar um entendimento nesse cenário é complexo.

    Durante a reunião no Palácio do Planalto, que foi realizada a pedido de Lira, que estava incomodado com rumores sobre um encontro com Lula, os dois também discutiram sobre a reforma ministerial.

    De acordo com informações obtidas, Lula informou a Lira que abordaria esse assunto após suas viagens e que retomaria a conversa com ele antes de fazer quaisquer anúncios.

    Veja também: Janaina e Juliano debatem se decisão de Lira afeta relação do centrão com a direita

    *Publicado por Douglas Porto