Lula recebe Alcolumbre e Hugo para discutir plano contra tarifaço

Governo deve liberar R$ 30 bilhões para empresas afetadas por tarifas dos EUA; presidente assinará medida provisória nesta quarta-feira

Pedro Teixeira e Gustavo Uribe, da CNN, Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reunido com os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB)  • Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil/ Reprodução: Flickr
Compartilhar matéria

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta terça-feira (12) os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para apresentar o texto da medida provisória que será assinada nesta quarta-feira (13), prevendo ajuda a empresas brasileiras afetadas pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

Alcolumbre esteve no início da tarde no Palácio da Alvorada, enquanto Hugo se reuniu com Lula no início da noite. Nos dois encontros, o presidente estava acompanhado da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Lula anunciou que o governo vai liberar R$ 30 bilhões em crédito para os setores prejudicados.

“Amanhã vou assinar uma medida provisória que cria uma linha de crédito de 30 bilhões para empresas que, porventura, tiverem prejuízos com as tarifas do Trump”, disse o presidente em entrevista à rádio BandNews FM.

Em mensagem enviada a empresários, o Palácio do Planalto confirmou a cerimônia de assinatura da MP para as 11h30 desta quarta-feira, em Brasília. Hugo e Alcolumbre também foram convidados para o evento.

O anúncio das medidas era aguardado desde a semana passada. Na sexta-feira (8), a proposta saiu do Ministério da Fazenda e foi encaminhada à Casa Civil.