Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula recebe diretor da OMS e discute proposta de troca da dívida externa por investimentos em saúde

    Ideia foi apresentada por representantes brasileiros no G-20 na semana passada

    Lula e Tedros terão encontro nesta segunda-feira (5) em Brasília
    Lula e Tedros terão encontro nesta segunda-feira (5) em Brasília 20/09/2023 - Ricardo Stuckert/PR

    Gabriela Pradoda CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discutirá com o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, uma proposta do Brasil no G-20 (grupo das 20 maiores economias do mundo) para fortalecer a saúde pública de países mais pobres, segundo fontes do Palácio do Planalto.

    O projeto, de iniciativa do Brasil, quer que países possam trocar o pagamento da dívida externa por investimentos em saúde local. A proposta foi apresentada por representantes brasileiros no G-20, na semana passada.

    Interlocutores do grupo reforçam que a ideia ainda é inicial, mas é a grande aposta do Brasil para o grupo da saúde e acreditam que o projeto deve ser bem recebido por Tedros.

    Lula deve abordar como fortalecer financeiramente da OMS e o próprio G-20. O Brasil está na presidência rotativa do grupo neste ano. Serão 120 eventos, ao longo de 2024, em várias regiões do país.

    O encontro está marcado para o fim da tarde desta segunda-feira (5), no Palácio do Planalto. Além de Lula, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, também deve participar da reunião.