Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula recebe Lira em busca de consenso para aprovação da PEC do Estouro

    Encontro aconteceu na manhã deste domingo, no hotel em que o presidente eleito está hospedado em Brasília

    Marina DemoriLarissa Rodriguesda CNN

    O presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), recebeu, na manhã deste domingo (18), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), no hotel onde está hospedado em Brasília. Segundo interlocutores do novo governo, os dois tentam chegar a um consenso para que seja possível aprovar, na próxima terça-feira (20), a proposta de emenda constitucional (PEC) do Estouro.

    Lira chegou ao hotel por volta das 10h. Inicialmente, os dois conversaram sozinhos, depois, aliados dos políticos relataram à CNN Brasil que o deputado Elmar Nascimento (União-BA), relator da PEC na Câmara, foi contactado por telefone para participar da reunião.

    Lula tenta saber de Lira quantos votos do Centrão o futuro governo pode contar e se eles são suficientes para aprovar a proposta. Parlamentares petistas falam em cerca de 300 votos já confirmados entre os deputados, no entanto, são necessários pelo menos 308 votos, em dois turnos, para a aprovação da matéria.

    A PEC do Estouro já foi aprovada no Senado Federal e prevê a ampliação do teto de gastos em R$ 145 bilhões de reais, por dois anos. Com isso, o governo eleito busca abrir espaço no Orçamento para que seja mantido o pagamento do Auxílio Brasil em R$ 600 a partir de janeiro do ano que vem, além de cumprir com outras promessas como a reformulação da Farmácia Popular e de outras políticas na área de saúde e educação.