Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula sanciona lei que reconhece quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional

    Iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (24), data em que se comemora o Dia de São João

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

    Gabriela Boechatda CNN Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que reconhece as quadrilhas juninas como manifestação cultural nacional.

    A iniciativa foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (24), data em que se comemora o Dia de São João.

    De autoria do deputado Ruy Carneiro (PSC-PB), o projeto aprovado pelas duas Casas do Congresso e sancionado pelo presidente altera a Lei nº 14.555 de 2023, que estabeleceu as festas juninas como manifestação cultural nacional, adicionando as quadrilhas ao texto.

    Na justificativa, o deputado argumentou que as festas juninas são uma das maiores celebrações do Brasil, atrás apenas do Carnaval.

    “É clarividente a necessidade de proteger essas manifestações culturais do São João, aqui elencada pelas quadrilhas, que são grandiosas, diversas e, verdadeiramente, brasileiras”, escreveu Carneiro.

    No Senado, antes de ir ao Plenário, a proposta passou pela Comissão de Educação e Cultura com relatório favorável da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB).

    “Além de ser uma expressão artística e de entretenimento, a quadrilha junina desempenha um papel significativo na preservação da identidade cultural brasileira. As apresentações são oportunidades para a comunidade se reunir, celebrar e transmitir tradições de geração para geração”, ressaltou.