Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com presidente português em São Paulo

    Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que não tomou posição de apoio à Lula e o encontro tratou de temas mundiais importantes

    Da CNN

    Ouvir notícia

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na manhã deste domingo (3) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em São Paulo. Eles conversaram sobre temas internacionais, economia, guerra na Ucrânia, a situação europeia e da América Latina. O ex-ministro das Relações Exteriores petista Celso Amorim também estava no evento.

    Na saída do encontro Marcelo Rebelo falou aos jornalistas. Indagado sobre o fato de Rebelo ter encontrado um candidato à Presidência ser uma tomada de posição da parte dele, ele afirma que não. “Falei com o presidente Lula como falei com ele a um ano e vou falar com o presidente Temer e com o presidente Fernando Henrique como ex-presidentes. As candidaturas só abrem a partir do mês de agosto e, portanto, não há candidatos formais. Falamos dos temas mundiais, importantes, muito importantes, como o presidente Lula via a situação na Ucrânia, a educação da guerra, os efeitos da guerra, a situação econômica e social. Falamos bastante da américa latina e dos efeitos econômicos, financeiros e sociais do período da pandemia”, disse.

    O presidente português chegou ao Brasil no sábado. A previsão era de que ele se reunisse com Jair Bolsonaro (PL) para um almoço. O presidente brasileiro, no entanto, desmarcou o encontro, por causa da reunião entre o português e o petista.

    Ainda na saída do encontro com Lula, Rebelo comentou o cancelamento. “Eu diria o seguinte, como chefe de Estado, não altera nada o relacionamento. Nem o relacionamento do Estado português com o Estado brasileiro, nem o relacionamento português com o povo brasileiro.”

    “Resolvi cancelar o almoço que ele teria comigo, bem como toda a programação. […] Ele teria uma reunião com o Lula”, disse o presidente, na sexta-feira (1º).

    Ainda está previsto um encontro com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. A ideia era que o presidente português também fosse a Brasília, mas, com o cancelamento do encontro com Bolsonaro, ele não deve ir à capital federal.

    Ao desembarcar no Brasil, o presidente Marcelo Rebelo minimizou a declaração de Bolsonaro.

    “Eu tenho o programa que tenho. Eu naturalmente farei, para já, o programa inicial. Em relação ao resto, vamos aguardar.”

    Ainda neste domingo, o presidente português participa ainda da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

    Debate

    CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

    Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022

    *Publicado por Renan Porto, com informações de Soraya Lauand

    Mais Recentes da CNN